top of page
capa site fena tema escuro.jpg
capa site fena tema escuro.jpg

Paranaguá entra na era das boias articuladas para garantir maior segurança na aproximação dos navios


 

Um dos requisitos mais importantes para a segurança da navegação é a sinalização. A preparação de portos e hidrovias para recepção de novas e maiores embarcações traz a necessidade de ampliar e modernizar os atuais sistemas de localização náutica. Esse processo vem acompanhado de novas tecnologias que otimizam os equipamentos, tornando-os mais eficientes.

No Porto de Paranaguá existe um obstáculo que limita a entrada dos navios, é a “Pedra da Palangana” que restringe o calado das grandes embarcações neste ponto, por isso a sinalização náutica é muito importante. Atualmente, com a chegada das boias articuladas, as manobras estão mais seguras.

Os fabricantes estão construindo equipamentos de sinalização com novas tecnologias e as boias articuladas, mais resistentes, mais flexíveis e mais leves, vêm substituindo as pesadas boias de estrutura metálica. A iluminação de leds, nas lanternas e faróis, trazem economia de energia e maior vida útil em relação aos modelos antigos, além disso, as lâmpadas compactas possuem maior luminosidade que, aliada aos painéis solares, garantem o funcionamento ininterrupto dos equipamentos. As boias articuladas buscam resolver o posicionamento e a instalação desses equipamentos.

As boias articuladas combinam o peso com o empuxo do flutuante embaixo d’água solução para minimizar as dificuldades de instalação das boias. A boia é levada para o local e coloca-se ar comprimido para obter flutuabilidade alagando ou desalagando a boia na hora de fazer manutenção. Outra vantagem das boias articuladas é que elas possuem uma plataforma para colocação de medidores de correntes marítimas.

A boia articulada submergível é um fator que garante a segurança do tráfego aquaviário em portos de grande movimentação de navios.




5 visualizações0 comentário
bottom of page