top of page
capa site fena tema escuro.jpg
capa site fena tema escuro.jpg

Novos livros do Prof.Mesquita


 

A manobrabilidade do navio no século 21

 

Princípios de hidrodinâmica e a ação das ondas sobre o movimento do navio

 

A manobrabilidade do navio no século 21 e Princípios de hidrodinâmica e a ação das ondas sobre o movimento do navio são de autoria do professor Edson Mesquita dos Santos, titular do magistério superior da Marinha do Brasil (Ciaga) e do Curso de Atualização para Práticos (ATPR).


No primeiro livro, ele mostra o quão complexo é o controle de uma embarcação, assunto que envolve o entendimento do escoamento de água em torno do casco e o estudo de equações de movimento do navio em seis graus de liberdade (três de translação e três de rotação).


Na segunda publicação, o professor aborda o movimento do navio em ondas, disciplina que exige conhecimento um pouco mais abrangente do que a hidrodinâmica da embarcação. Diferentemente do que consta nos livros de arte naval no Brasil, um navio abate em ondas - e não é pouco, ressalta o autor -, fato que deve ser considerado na manobra.


Apesar do caráter técnico das obras, o professor teve a preocupação de tornar o conteúdo compreensível mesmo para leigos. Ao longo de cada capítulo, o leitor consegue ter a visão de que manobrar embarcações vai muito além da habilidade natural de um marinheiro.




Fotografia: Gustavo Stephan




179 visualizações0 comentário
bottom of page