SOMOS MUITOS EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL
Missão
Fenapráticos
A Federação Nacional dos Práticos coordena, orienta, defende e representa formalmente a categoria profissional dos práticos, profissionais que atuam em atividades marítimas, fluviais e portuárias e nos setores administrativos e de apoio dessas áreas.
A FENAPRÁTICOS trabalha em defesa das instituições democráticas e contra toda forma de opressão e exploração política, econômica e cultural; propugna pela unicidade sindical; denuncia atividades que ferem os direitos laborais; exige medidas reparadoras e penais contra os seus responsáveis, integrando-se e contribuindo para a promoção da solidariedade e na defesa dos interesses comuns aos trabalhadores.
É prioridade da Federação, a defesa dos interesses do trabalhador brasileiro atuando no serviço de praticagem, que é parte de um setor da economia no qual há uma forte concentração do capital através dos oligopólios de armadores internacionais.
A FENAPRÁTICOS defende a utilização das vias navegáveis brasileiras como o meio mais eficaz e econômico para o escoamento da produção , cobrando os necessários investimentos para uma verdadeira modernização da atividade marítima e portuária; resistindo ao desmonte das organizações dos trabalhadores nos portos e o aviltamento das relações de trabalho; combatendo o trabalho inseguro e denunciando a exploração do homem.
A FENAPRÁTICOS é o porto seguro e a interlocutora indispensável dos trabalhadores do setor e de seus representantes.
21 Zonas de Praticagem
Espalhadas por toda costa marítima e rios do Brasil.
Zonas de Praticagem (ZP), de acordo com a definição legal, é a área geográfica delimitada por força de peculiaridades locais que dificultem a livre e segura movimentação de embarcações, exigindo a constituição e funcionamento ininterrupto de serviço de praticagem para essa área.
623 Práticos
Trabalham em sistema de rodízio integrado.
12000 pessoas
Dando suporte direto à praticagem em todo o país.
24 horas
Dia e Noite
365 dias por ano
Um serviço ininterrupto!
Apesar de ser insignificante o índice de acidentes em manobras de aproximação de embarcações em portos e hidrovias, aproximadamente 80% dos acidentes no meio aquaviário podem ser atribuídos a fatores que influenciam o desempenho humano além de uma demanda de acesso de navios cada vez maiores aos portos brasileiros.
Somos um grande time e juntos somos mais fortes!
7 dias por semana
A praticagem não para!
O serviço de praticagem é considerado atividade essencial e está permanentemente disponível em todas as zonas de praticagem estabelecidas.