Grandes veleiros estarão no Rio em mais um evento com apoio da praticagem à mentalidade marítima

A Praticagem do Brasil apoia a divulgação e o fortalecimento da mentalidade marítima no país, além do seu foco na defesa institucional da atividade, em treinamentos e troca de experiências. E, nesta última semana de março, dá mais uma prova de seu estímulo ao patrocinar a “VI Conferência dos Grandes Veleiros Rio 2018”, evento conjugado à etapa brasileira do “Velas Latinoamérica 2018”, ambos no Porto do Rio de Janeiro.

Na segunda-feira (26/3), às 19h30m, no Museu do Amanhã, o Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira, abre o “Velas Latinoamérica 2018”, que reunirá seis navios veleiros estrangeiros e o brasileiro “Cisne Branco”, abertos à visitação entre os armazéns 1 e 7 do cais do Píer Mauá. Na chegada das embarcações ao Rio, no domingo (25/3), será realizado um Desfile Naval com os navios passando em frente às praias da Barra da Tijuca e de São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana.

O objetivo é reforçar os laços de amizade entre os países da América Latina. Depois, eles navegarão pelos mares da América do Sul e do Caribe, onde farão visitas em portos e cidades de Argentina, Chile, Colômbia, Curaçao, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. No dia 1º de abril, os navios partem com destino a Montevidéu, repetindo o Desfile Naval.

Já na terça e na quarta-feira (27 e 28/3), por ocasião da recepção aos navios estrangeiros, acontecem, no Museu do Amanhã, as palestras do seminário “Abertura dos Portos para Navios-Escola”, que fecha a “VI Conferência dos Grandes Veleiros Rio 2018” com a premiação da Grand Regatta 2018.

Organizada pela Academia Brasileira da Vela Educativa (Abravela) e aberta a tripulações e estudantes, a sexta edição da conferência começou no início do mês, com treinamentos embarcados e teóricos, exposição, exames de habilitação náutica e a Grand Regatta (no domingo, 25/3).

A programação completa do seminário e da conferência está em: http://www.abravela.org/confer-ncia-anual.html

O público poderá visitar gratuitamente os grandes veleiros de segunda a sexta-feira (30/3), das 13h às 17h30m, e sábado (31/3), até as 18h30m. Confira os veleiros dos países participantes: https://www.marinha.mil.br/content/velas-latinoamerica-2018