Missão

Missão

A Federação Nacional dos Práticos – FENAPRÁTICOS coordena, orienta, defende e representa formalmente a categoria profissional dos práticos, profissionais  que atuam em atividades marítimas, fluviais e portuárias e nos setores administrativos e de apoio dessas áreas.

A FENAPRÁTICOS trabalha em defesa das instituições democráticas e contra toda forma de opressão e exploração política, econômica e cultural; propugna pela unicidade sindical; denuncia atividades que ferem os direitos laborais; exige medidas reparadoras e penais contra os seus responsáveis, integrando-se e contribuindo para a promoção da solidariedade e na defesa dos interesses comuns aos trabalhadores.

É prioridade da Federação, a defesa dos interesses do trabalhador brasileiro atuando no serviço de praticagem, que é parte de um setor da economia no qual há uma forte concentração do capital através dos oligopólios de armadores internacionais.

A FENAPRÁTICOS defende a utilização das vias navegáveis brasileiras como o meio mais eficaz e econômico para o escoamento da produção , cobrando os necessários investimentos para uma verdadeira modernização da atividade marítima e portuária; resistindo ao desmonte das organizações dos trabalhadores nos portos e o aviltamento das relações de trabalho; combatendo o trabalho inseguro e denunciando a exploração do homem. A FENAPRÁTICOS é o porto seguro e a interlocutora indispensável dos trabalhadores do setor e de seus representantes.